terça-feira, 8 de outubro de 2019

Namoro tem prazo


CASAMENTOS.COM.BR

Leticia Noiva EspertaDia 4 de Março de 2015 às 07:37

'namoro tem prazo de validade', diz psicólogo.

Publicado em Fórum Casamentos.com.br

Bom dia gente, estava lendo este post, e achei super interessante e resolvi compartilhar com vocês.

http://www2.uol.com.br/vyaestelar/namoro_ficar.htm

O psicólogo Alexandre Bez, especializado em relacionamento pela Universidade de Miami, na Flórida, e em ansiedade e síndrome do pânico pela Universidade da Califórnia - UCLA, afirma que atualmente o namoro ainda prepara para o casamento, mas tem prazo de validade. Destaca também que é esse o período em que o casal tem para se descobrir e aprender a conviver com as alegrias e dificuldades. 

Alexandre Bez diz que o período de três anos é o suficiente para o casal se conhecer e traçar metas. Se optar por morar juntos, dois anos são excelentes para viver a experiência. "O namoro não pode entrar na fase de acomodação, pois nesse caso é muito difícil partir para algo mais concreto", completa o psicólogo.

A fase de acomodação se dá quando um dos dois, geralmente o homem, fica desleixado em relação ao relacionamento e à mulher. Ele deixa de ser carinhoso, atencioso e educado. Quanto ao relacionamento sexual, não sente a necessidade de impressionar, não há preocupação em satisfazer a namorada e, geralmente, a freqüência do ato diminui. Ele reclama mais e deixa de agradá-la como costumava acontecer no início do namoro.

Namoro para toda vida

Mas em comportamento humano nada é tão rígido, Bez comenta que em alguns casos o casal pode namorar pelo resto da vida, mas desde que exista um pré-acordo de não construir algo mais concreto, como o casamento. "Hoje em dia é muito comum ver mulheres que passaram dos 40 anos com esse tipo de acordo, pois já passaram por uma experiência negativa com o casamento ou temem ficar sozinhas" comenta.

Morar um tempo juntos antes de casar é benéfico

Para o especialista, a vida moderna traz uma excelente opção para o casal que deseja casar no papel: morar um tempo juntos antes. "O casal poderá se descobrir ainda mais, pois vivenciará situações novas, como divisão de contas, aprender a respeitar o espaço alheio e a se verem a todo o momento". Para Bez, essa fase que antecede o casamento pode trazer grandes benefícios para a união estável do casal. A primeira experiência fora da casa dos pais pode trazer mais maturidade para ambos.

Vale ressaltar que a decisão de morar juntos influencia na vida da família, principalmente, se os pais vêm de uma cultura rígida e não permitem tal escolha. Deve-se tentar convencer os pais de que é o caminho certo e que ambos são maduros para tomar decisões. "Convide-os para um jantarzinho íntimo para oficializar tal decisão e argumentar as escolhas do casal" incentiva.

Bez diz ainda que "Hoje em dia, há muitas pessoas que passam por crises existenciais e projetam no outro seus anseios e desejos". Existem aqueles não querem ficar sozinhos ou temem a realidade e iniciam um relacionamento. "Há pessoas que se envolvem com outras para suprir a presença de um grande amor que se foi. Essa é a mais triste maneira de iniciar um relacionamento, pois é inevitável uma comparação entre elas", completa.

Hoje em dia, as mulheres se casam mais tarde em razão da independência financeira. Esgotam todas as possibilidades de relacionamentos, se apaixonando diversas vezes para testar a compatibilidade com a outra metade. Querem aprender como lidar com o outro e a se impor na relação amorosa. "Antigamente os casamentos eram arranjados pelo pai, e as moças não tinham escolha, hoje em dia o "ficar" amplia o circulo de relacionamento e dificulta a estabilidade emocional" explica.

Quando "ficar" é legal

O psicólogo conta que esse relacionamento de "ficar" existe há mais de 20 anos "As pessoas na década de 80 ficavam para conhecer melhor as outras, sentir o coração bater aceleradamente, permanecer e curtir por tempo indeterminado ao lado da pessoa. Hoje, a grande maioria dos casais, entre eles, os adolescentes, fica para contar vantagem, ou seja, os números contam mais que a experiência de vida".

As baladas noturnas, micaretas, raves e bailes funks incentivam esse tipo de comportamento. O ficar atualmente ganhou termos pejorativos com, "catei", "estou pegando" o que constata a falta de maturidade e falta de discernimento entre liberdade e libertinagem.

Naquela época, as pessoas ficavam para conhecer melhor a garota (o), como se fosse um treinamento para o namoro. Caso não houvesse compatibilidade entre o casal, o distanciamento acontecia naturalmente com o passar dos meses.

Hoje, com o aumento de casos de separação entre os casais, homens e mulheres com idade de 30 a 50 anos, e que já possuem certa experiência de vida ou passaram por desilusão no casamento, também são adeptas do ficar. "Essas pessoas são as que mais se aproximam do ficar de antigamente. São mais maduras e sabem o que querem quando escolhem seu parceiro para obter algum tipo de relacionamento. O sexo não é algo casual, tem envolvimento emocional".

Idades "indicadas" para namorar e casar

O especialista comenta que a idade indicada para as mulheres iniciarem a vida amorosa e assumirem um compromisso é por volta dos 18 anos e os homens por volta dos 21 anos, pois demoram um pouco mais para amadurecer. Já a idade indicada para o homem casar é por volta dos 30 anos quando já viveu muitas experiências e a mulher, segundo o especialista é criada para o casamento, mas concorda que aos 21 anos é uma idade boa.

Hoje, muito comum entre os famosos, é o casamento onde o casal não divide a mesma casa, ou seja, cada um tem seu canto. O psicólogo comenta que essa decisão não é muito saudável para o relacionamento. "É uma união faz de conta. Casamento é dividir as tarefas do lar, contas, vida sexual menos freqüente e não apenas uma aliança na mão esquerda". Em muitos casos um dos dois, o homem ou a mulher, aceita certas condições impostas pelo outro com medo de perder a pessoa amada.

Dicas para os namorados se conhecerem melhor

- Aprendam a compartilhar a vida diária - dividir com o companheiro (a) angustias, problemas no trabalho, dificuldades financeiras;

- Dividam sonhos e sentimentos - programem, por exemplo, a compra da casa própria, hora ideal para a chegada dos filhos, um passeio para o final de ano;

- Argumentem - a conversa ainda é a melhor maneira das pessoas se entenderem;

- Organizem programas com os colegas - não se afastem dos amigos e colegas, programem passeios como teatro, cinema, organizem encontros em casa e com amigos;

- Riam dos próprios defeitos - enfrentar as dificultados com bom humor é mais saudável;

- Tenha tempo só para você - reserve um tempo só para você relaxar, curtir suas músicas preferidas, ir ao cabeleireiro, ao estádio de futebol.

Fundamento psicológico - Não confunda liberdade com libertinagem.

 Compartilhar

Denunciar

Responder

EMPRESAS RELACIONADAS

Salão Bella Festa

Salão casamento, Sergipe

Mais informação

D'etalhe Buffet Criação

Salão casamento, Sergipe

Mais informação

Espaço Fest

Salão casamento, Sergipe

Mais informação

Margherita Festas e Eventos

Sitio casamento, Sergipe

Mais informação

Mais fornecedores 

Respostas (34)

Leticia Noiva EspertaDia 5 de Março de 2015 às 09:20

Uhum

 Responder

Denunciar

Erica Noiva EspertaDia 5 de Março de 2015 às 09:09

O meu eu acredito que vai ser mais um detalhe!
Um detalhe lindo e maravilhoso!
Mas depois de coisas maiores que já passamos, tanto boas quanto ruins, o casamento, seria um detalhe, um lindo detalhe, pq o nosso dia mais especial, foi quando conseguimos algo que acharam que não conseguiríamos!
E o casamento é maneira de demonstrar a todos que não acreditavam em nós como casal o nosso amor!

 Responder

Denunciar

Leticia Noiva EspertaDia 5 de Março de 2015 às 07:02

Shuahua....'

Nem o meu se encaixa, acho que o de ninguém néh.

eu vou para 5 anos de relacionamento já. Comecei com os meus 15 anos e ele com 21.

Pra mim não seria um detalhe o 'C' e sim um momento super especial.

 Responder

Denunciar

Leticia Noiva EspertaDia 5 de Março de 2015 às 06:57

 Ver mensagem citada

 Responder

Denunciar

Leticia Noiva EspertaDia 5 de Março de 2015 às 06:57

 Ver mensagem citada

Uhum, na verdade quem sabe quanto tempo o namoro vai ter e o casal, os dois que vão decidir quando vão casa ou não néh.

Eu também comecei a namorar com os meus 15 anos, e agora que vamos casar, tudo ao seu tempo.

Já terminei os meus estudos, fiz uma faculdade, já tenho o meu carro agora só falta o intercâmbio.

Também concordo e não vou fazer também. Vou deixar pra descobrir depois. kkkkkk

Bjuss.

 Responder

Denunciar

Andreia Super NoivaDia 4 de Março de 2015 às 23:51

Kkkkk ... nao concordo! 
Alguns itens sim. ... mas isso de namorar 3 anos para casar. .. eu acredito que no amor não existe regra... no meu caso. ... começamos com 15 anos. .. e optamos por estudar, comprar nossa casa e só depois casar. .. estamos à 12 anos. .. e o amor está ainda maior! 
O segredo de um casamento longo e feliz é o respeito! 
Dizer sobre prazo de validade. .. na minha opinião. .. nao existe! 
No item de morar junto. .. concordo. .. mas não farei! Quero ter a novidade. .. e conhecer de fato depois do casamento. .. ja ficamos juntos aos finais de semana. ..
bjuuu

 Responder

Denunciar

Erica Noiva EspertaDia 4 de Março de 2015 às 17:19

Meu relacionamento não se encaixa nesse texto, pq eu e meu marido começamos a namorar quando eu tinha 19 anos e pouco tempo depois, tipo menos de seis meses estávamos morando juntos!
Nos consideramos marido e mulher o que nos fez querer casar é pra realizar o sonho de poder fazer a festa e o vestido e tudo!
Considero nosso relacionamento maduro e responsável, já vamos para seis anos de relacionamento e estamos bem, felizes e mesmo passando por todos os problemas estamos cada dia que passa mais unidos!
E o casamento vai ser a coroação do nosso relacionamento!
Apenas mais um detalhe em nossa vida!

 Responder

Denunciar

Carolina Noiva ConstanteDia 4 de Março de 2015 às 17:10

Interessante!eu particularmente gostei do texto

 Responder

Denunciar

Loanda Top das NoivasDia 4 de Março de 2015 às 13:15

E como é subjetiva, a forma de se comportar das pessoas é diferente mesmo dentro de casa, em um grupo de amigos, uma sala de aula, um estado, um país e etc.

Defino esse texto como Retrógado.

 Responder

Denunciar

Loanda Top das NoivasDia 4 de Março de 2015 às 13:06

Justamente por sermos pessoas, agimos de formas diferentes. Somos subjetivos.

 Responder

Denunciar

Leticia Noiva EspertaDia 4 de Março de 2015 às 13:02

 Ver mensagem citada

Ivan realmente o texto é iinteressante e se você entrou no debate foi porque algo lhe chamou atenção no titulo do texto.

Sim somos países diferentes, com valores e culturas agora no quesito pessoas não sou a favor, acredito que somos todos iguais como "pessoas". Agimos do mesmo jeito!!!

 Responder

Denunciar

Ivan Noivo NovatoDia 4 de Março de 2015 às 12:49

"...Universidade de Miami, na Flórida, e em ansiedade e síndrome do pânico pela Universidade da Califórnia - UCLA..."

Leitura é interessante, mas querer trazer o artigo de um Psicólogo Norte Americano para o Brasil é como dizer que a falta de chuvas em Dallas no Texas causou a seca no Cantareira.

Somos países diferentes, com valores, cultura e pessoas diferentes, não digo que não é interessante o artigo, mas não é aplicável ao público Brasileiro

 Responder

Denunciar

Leticia Noiva EspertaDia 4 de Março de 2015 às 12:44

Acho que independetemente do que acontecera com o casal se vai namorar muito tempo ou se vai casar ou não depois de uma longa relação, vai acontecer naturalmente, no tempo dos dois. Sempre pressa assim como você mencionou Loanda.

 Responder

Denunciar

S

Stefanie Noiva MasterDia 4 de Março de 2015 às 12:34

Foi exatamente isso que eu pensei... machista, conservador e matemático demais pra uma coisa subjetiva!

 Responder

Denunciar

Loanda Top das NoivasDia 4 de Março de 2015 às 12:07

 Ver mensagem citada

Pois é meu noivo é psicólogo e se ele me disser umas coisas assim eu fujo hahaha.

Brincadeiras a parte, eu disse o que penso a respeito no comentário anterior, mas resumindo: Relações humanas não seguem um padrão específico.

Esse texto soa machista, me parece que induz as mulheres a se desesperar e pressionar o namorado ao casamento. Acho mais bonito que aconteça de forma natural.

 Responder

Denunciar

Loanda Top das NoivasDia 4 de Março de 2015 às 11:57

Olá Suellen, também respeito sua opinião.

Eu entendi o seu ponto de vista.

Eu não acho que um namoro de 10 anos valha menos do que um namoro de 01 ano entende?

Não é porque um namoro é longo que é sem perspectiva. Se um namoro for pra ser sem perspectiva tanto faz se ele tem 01 ou 10 anos. Ele não tem uma data limite pra acabar.

Concordo que namoro é fase de conhecimento, e que deve evoluir para outra coisa, que projeto que não sai do papel é fracassado, mas para casar é necessário muito investimento e planejamento. E isso acontece independente do tempo de namoro ser curto ou longo.

Por exemplo, eu mesma conheço casais que começaram a namorar muito jovens (13 a 17 anos), e namoraram sim seus 10 anos, ou até mais. E com os 10 anos de namoro se casaram, pois já tinham se preparado, planejado e estavam financeiramente e psicológicamente prontos para o casamento. E os admiro, pois eles foram maduros o suficiente para não meter os pés pelas mãos antes da hora, se formaram, trabalharam, investiram em uma moradia, e depois, fizeram seus casamentos.

Não acho que valha a pena "invalidar" um relacionamento de 10 anos por considerar que ele esteja "vencido".

Se um namoro tiver que ser com foco e objetivo de se casar um dia ele será assim com 01 ou 10 anos.

O que acontece nas relações humanas é que não existem regras, protocolos, formalidades e nem validade que defina como deve ser o relacionamento.

Não acho que haja um prazo de validade, se você reparar na forma que o autor colocou isso, soa que depois de casados isso também pode acontecer: "A fase de acomodação se dá quando um dos dois, geralmente o homem, fica desleixado em relação ao relacionamento e à mulher. Ele deixa de ser carinhoso, atencioso e educado." Se isso for tomado como verdade, até casamentos teriam prazo de validade.

Sobre casamento eu sei bem o que é um, moro com um casal que comemorou este ano suas bodas de prata, e sei que não é fácil.

Mas me referi a convivência antes do casamento como uma forma de se adaptar antes do choque.

Eu já vi alguns debates de moças aqui no site, que conviveram tanto (ou tão pouco) com seus noivos, que estavam com medo da lua de mel, medo de acabar o assunto, medo de ficar menstruada em casa, medo de tudo que era relacionado a convivência com ele.

Acho que nada se compara ao casamento, isto é fato, mas é um choque muito grande para alguém casar sem alguma convivência grande.

E não digo que seja necessário morar juntos, mas me refiro a dividir as contas, os problemas, os sonhos, os medos, ter intemidade (não me refiro a sexo), conversar muito um com o outro. Antes de decidir casar.

 Responder

Denunciar

Pág. 1 de 3

Seguinte 

Responder a esse debate

Responder

CasamentosComunidadeFórum Casamentos.com.brDebates do Fórum Casamentos.com.br'namoro tem prazo de validade', diz psicólogo.

Artigos por temas

Ir para o topo da página

Todos os fornecedores para seu casamento

Meu casamento  Espaços Fornecedores NoivaNoivo Vestidos Ideias ComunidadeEntrar em Contato Condições LegaisPolítica de privacidade Quem somos? Site de Casamento Faça o download do aplicativo

   

Brasil

Versão Standard

© 2019 Casamentos.com.br

Faça o download do App

Leve o melhor organizador de casamento para Android sempre com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário