25 truques psicológicos para controlar (quase) qualquer situação
Redação
E se dissermos que existem “truques psicológicos” que o ajudarão a assumir o controle de quase todas as situações?
Bom, eles existem e nós os juntamos na lista de hoje!
Apenas para deixar claro — nós aqui no Awebic não toleramos manipular as pessoas. Esse não é o objetivo desta lista.
Dito isto, no entanto, existem algumas maneiras interessantes que podemos aproveitar a psicologia para tirar o máximo proveito de várias situações do cotidiano.
Estas são 25 dicas da psicologia para controlar (quase) qualquer situação.
***
25. Se você trabalha em algum lugar de serviço ao cliente, coloque um espelho em algum lugar de frente para eles. Os clientes são muito menos propensos a ficar irracionalmente irritados quando eles podem se ver.
24. Se alguém responde apenas parcialmente à sua pergunta, não o interrompa, aguarde. É muito mais provável que você obtenha uma resposta completa sem dizer nada do que dizendo algo.
23. Depois de firmar sua posição em uma negociação, se você ainda está falando algo, isso não estará a seu favor.
22. Se você quiser obter algo de alguém, tente falar como se fosse uma oferta em vez de um pedido.
21. Ao jogar qualquer esporte que alguém está se dando muito bem, basta perguntar-lhe sobre sua técnica. Isso tira o foco físico dessa pessoa e a fará raciocinar e avaliar. O que isso pode fazer? Bem, isso a fará pensar sobre o que ela está fazendo… E pode estragar tudo.
20. Quando você encontrar pessoas tente perceber a cor dos seus olhos enquanto você sorri para elas. Você não tem que dizer nada sobre isso, mas é uma boa maneira de ter a certeza de que você realmente estará olhando nos olhos delas para conversar.
19. Como diz a sabedoria convencional, seu próprio nome é o som mais doce do mundo para você. Se você se lembra do nome de uma pessoa, você fará com que ela se sinta muito especial.
18. Mascar chiclete, quando possível, enquanto você está fazendo coisas estressantes, de alguma forma, faz seu cérebro se acalmar.
17. Se você convence alguém a fazer algo simples para você, a pessoa fica mais propensa a fazer algo mais complexo depois. Essa técnica é chamada de “compromisso gradual” ou “pé-na-porta”.
Nota: nós não defendemos o ato de se aproveitar das pessoas.
16. Se você trabalha no varejo e fica com raiva de clientes insatisfeitos, você está apenas mordendo a isca. Responda com bondade e a situação será difusa, caso contrário eles vão continuar a agir da pior forma possível.
15. Quando você está tentando aprender algo, ensine alguém sobre isso. Isso realmente faz com que a informação fixe em sua mente.
14. Se você parecer ansioso para ver as pessoas, elas provavelmente agirão da mesma forma. Talvez nem sempre, mas na maioria das vezes sim.
13. Não fale sobre outras pessoas pelas costas. No momento isso pode ser difícil quando todos os seus amigos estão fofocando, mas em longo prazo as pessoas vão perceber que você não participa das fofocas e isso acrescentará pontos à sua confiança!
12. As pessoas não se lembrarão do que você disse. Eles vão se lembrar de como você as fez sentir. Portanto, não se preocupe se você achar que disse algo bobo. Se a essência geral da conversa for positiva, então é assim que será lembrado.
11. O assunto favorito da maioria das pessoas é sobre si mesmo. Se você não sabe o que falar, ou o silêncio for constrangedor, basta fazer-lhes perguntas.
Leia: Professora usa o 'truque do pão' para ensinar a importância de lavar as mãos
10. É fácil julgar o caráter de alguém percebendo a maneira como tratam as pessoas que não podem fazer nada por elas.
9. Quando você vai a um primeiro encontro, torne-os emocionantes (montanhas-russas, sky-diving, etc.). O coração de seu acompanhante vai correr, a adrenalina vai fluir, e eles vão indiretamente associar a inundação de endorfinas com você. Na psicologia, isso é chamado de atribuição incorreta de excitação.
8. Expressão emocional causa emoção. Isso significa que se você se forçar a sorrir, seu humor realmente melhorará. Os psicólogos descobriram até mesmo que as pessoas são mais felizes até quando lhes pedem para segurar pauzinhos entre os dentes.
7. Se alguém está fazendo piadas no grupo às suas custas, peça-lhes para repetir a piada várias vezes. Parece contra intuitivo, mas vai se tornar progressivamente menos engraçado e ninguém vai se lembrar.
6. Quando você está debatendo, não desista de sua posição e continue explicando seu argumento. Se você disser diretamente às pessoas no que você acredita, elas provavelmente descartarão qualquer coisa que você disser sobre o assunto, porque elas já terão entendido suas justificativas (oh, ele é de direita). Se você não disser diretamente e deixar que isso permaneça um mistério, eles terão que prestar atenção em seus argumentos e realmente tentar entender sua opinião.
5. Especialmente com as crianças, molde as situações de uma forma que sempre lhes dá uma escolha e faz com que elas se sintam como se estivessem no controle. Por exemplo, “Você quer usar sua camisa vermelha ou sua camisa azul?”. De qualquer maneira, eles sabem que é hora de colocar uma camisa.
4. Tente substituir palavras de preenchimento como “hmmm” com pausas curtas (para organizar seus pensamentos).
3. Ao pedir favores tente usar, como corte na frase, a palavra “porque”. Os pesquisadores descobriram que não importa quão burra a razão, a palavra “porque” tem o potencial de curto-circuito no cérebro das pessoas e as faz pensar que aquilo deve ser aprovado, porque há uma razão.
Nota: isto é baseado realmente em um estudo famoso, de 1977, chamado “O Estudo da Máquina da Cópia” feito na Universidade de Harvard. Para resumir, um pesquisador iria eleger alguém que estivesse esperando na fila para usar a máquina de cópia. Eles, então, faziam uma de três perguntas:
Versão 1 (somente solicitação): “Desculpe, eu tenho 5 páginas. Posso usar a máquina Xerox?”Versão 2 (pedido com uma razão real): “Desculpe-me, eu tenho 5 páginas. Posso usar a máquina de xerox, porque estou com pressa?”Versão 3 (pedido com uma razão falsa): “Desculpe-me, eu tenho 5 páginas. Posso usar a máquina xerox, porque tenho que fazer cópias?”
Embora versão 3 pareça um pouco sem sentido, os resultados foram os seguintes:
Versão 1: 60% das pessoas deixaram-no passar na frente.Versão 2: 94% das pessoas deixaram-no passar na frente.Versão 3: 93% das pessoas deixaram-no passar na frente.
Parece que apenas usar a palavra “porque” e dar uma razão absurda, já é bastante eficaz.
2. Tente não criar expectativas quando você está entrando em alguma situação para evitar a decepção.
1. Fique em pé. Não só as pessoas verão você como mais confiante, mas você também irá realmente se sentir mais confiante.
Você conhece mais algum truque psicológico que ficou de fora dessa lista? Deixe seu comentário!
Via: list25.com.
***
Listas Interessantes é a nova seção de artigos do Awebic. Mais conteúdo, mais profundo, mais interessante.
Next Read: Projeto instala comedouros para animais de rua no interior de SP »
Felicidade Silêncio Indicações de Livros
Rodapé | Veja a versão normal
Nenhum comentário:
Postar um comentário