domingo, 3 de março de 2019

Crase

Spirit Fanfics e Histórias

EntreCadastre-se

Acessar sua Conta

DescobrirFórumGruposPersonalizar

RECENTESGÊNEROSCATEGORIASMAIS 

Aula Sinais de Pontuação VI – O uso da Crase

Por: Sariel- em 31/01/2016 13:02

Sinais de Pontuação VI

Escrita por ßthankful 
Nível: Básico

Olá, meus amores! Como estão? Eu espero que bem! A aula de hoje é sobre crase, e é um assunto bem extenso e meio complicado de entender, por isso, espero que prestem bastante atenção, já que há muitas dúvidas com a “temida” crase. 

Crase nada mais é que a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português, assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe:

Obedecemos ao regulamento 
(a + o)

Não há crase, pois o encontro ocorreu entre duas vogais diferentes.

Obedecemos à norma 
(a + a)

Há crase pois temos a união de duas vogais iguais. 

— Regra Geral 

Haverá crase sempre que: 
O termo antecedente exigir a preposição a; 
O termo consequente aceite o artigo a;

Ex.: Fui à cidade 
(a + a, preposição + artigo)

Obs: para saber se uma palavra aceita ou não o artigo, basta usar o seguinte artifício: 
* Se pudermos empregar a combinação da antes da palavra, é sinal de que ela aceita o artigo; 
* Se pudermos empregar apenas a preposição de, ´é sinal de que não aceita.

Ex.: Vim da Itália (aceita) 
Vim de Roma (não aceita)


— Nunca ocorre crase: 

1) Antes de masculino. 
Ex.: Caminhava a passo lento. 

2) Antes de verbo. 
Ex.: Estou disposto a falar. 

3) Antes de pronomes em geral (o pronome do exemplo abaixo é o demonstrativo e o pessoal, respectivamente).
Ex.: Eu me referi a esta menina. 
Eu falei a ela. 

4) Antes de pronomes de tratamento. 
Ex.: Dirijo-me a Vossa Senhoria. 

- Observações = Há três pronomes de tratamento que aceitam o artigo e, obviamente, a crase: 
senhora, senhorita e dona
Ex.: Dirijo-me à senhora. 

Haverá crase antes dos pronomes que aceitarem o artigo, tais como: mesma, própria
Ex.: Eu me referi à mesma pessoa. 

5) Com as expressões formadas de palavras repetidas. 
Ex.: Venceu de ponta a ponta. 
Elas estavam cara a cara. 

6) Antes dos nomes de cidades. 
Ex.: Cheguei a Curitiba. 

- Observação = Se o nome da cidade vier determinado por algum adjunto adnominal, ocorrerá a crase. 
Ex.: Cheguei à Curitiba dos pinheirais. 

7) Quando um a (sem o s de plural) vem antes de um nome plural. 
Ex.: Falei a pessoas estranhas. 

- Observação = Se o mesmo vier seguido de s, haverá crase. 
Ex.: Falei às pessoas estranhas. 

— Sempre ocorre crase: 

1) Na indicação pontual do número de horas. 
Ex.: Às duas horas chegamos. 

2) Com a expressão à moda de, à maneira de. A crase ocorrerá obrigatoriamente, mesmo que alguma parte da expressão venha implícita. 
Ex.: Escreve à [moda de] Alencar. 

3) Nas expressões adverbiais femininas — expressões adverbiais femininas são aquelas que se referem a verbos, exprimindo circunstâncias de tempo, de lugar, de modo. 
Ex.: Chegaram à noite. 
Ando à procura dos meus livros. 

4) Uso facultativo da crase — antes de nomes próprios de pessoas femininos e antes de pronomes possessivos femininos, pode ou não ocorrer a crase. 
Ex.: Falei a Maria ou Falei à Maria. 
Falei a sua classe ou Falei à sua classe. 

— Casos especiais: 

1) Crase antes de “casa” — a palavra casa, no sentido de lar, residência própria da pessoa, se não vier determinada por um adjunto adnominal não aceita o artigo, portanto, não ocorre a crase; por outro lado, se vier determinada por um adjunto adnominal, aceita o artigo e ocorre a crase. 
Ex.: Volte a casa cedo. 
Volte à casa dos seus pais. 

2) Crase antes de “terra” — a palavra terra, no sentido de chão firme, tomada em oposição a mar ou ar, se não vier determinada, não aceita o artigo e não ocorre a crase. 
Ex.: Já chegaram a terra. 

Se, entretanto, vier determinada, aceita o artigo e ocorre a crase. 
Ex.: Já chegaram à terra dos antepassados. 

3) Crase antes dos pronomes relativos — Antes dos pronomes relativos quem e cujo não ocorre crase. 
Ex.: Achei a pessoa a quem procuravas. 

Antes dos relativos qual ou quais ocorrerá a crase se o masculino correspondente for ao qual, aos quais
Ex.: Esta é a festa à qual me referi. 

4) Crase com os pronomes demonstrativos aquele (s), aquela (s), aquilo — Sempre que o termo antecedente exigir a preposição a e vier seguido dos pronomes demonstrativos já citados, haverá crase. 
Ex.: Falei àquele amigo. 
(Falei a aquele amigo). 

5) Crase depois da preposição “até” — Se a preposição até vier seguida de um nome feminino, poderá ou não ocorrer a crase. Isto porque essa preposição pode ser empregada sozinha ou em locução com a preposição a(até a). 
Ex.: Chegou até à muralha. 
Chegou até a muralha. 
Ambos estão corretos. 

6) Crase antes do “que” — Em geral, não ocorre crase antes do que
Ex.: Esta é a cena a que me referi. 

Pode, entretanto, ocorrer antes do que uma crase da preposição a com o pronome demonstrativo a. Para empregar corretamente a crase antes do que convém pautar-se pelo 
seguinte artifício: 
* Se, com o antecedente masculino, ocorrer ao que / aos que, com o feminino ocorrerá crase; 
Ex.: Houve um palpite anterior ao que você deu. 
Houve uma sugestão anterior à que você deu. 

* Se, com antecedente masculino, ocorrer a que, no feminino não ocorrerá crase. 
Ex.: Não gostei do filme a que você se referia. 
Não gostei da peça a que você se referia. 

Você ainda permaneceu com dúvidas? Deixe um comentário falando sobre ela! Eu estarei respondendo cada dúvida remanescente. Muito obrigada pela sua atenção e espero que vocês tenham gostado! Até a próxima!

thankful 
Beta Reader

Gostou da Aula? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.

93 Comentários

LolbikaLj4

Postado 2 semanas atrás

Usuário
Cânceriana

Agora minhas histórias ficarão certinhas (eu Fasso no Wattpad)

laiz_alves

Postado 3 semanas atrás

Usuário

mano esse site é realmente muito bom, Fanfics ótimas e ainda aulas gratuitas muito boas

kellyloka

Postado 08/01/2019 10:36

Usuário
Loka

Obrigada foi de muita importância para mim estou grata a você

louiesdetail

Postado 07/01/2019 03:24

Usuário
Louiehs

Não entendi 2-Sempre ocorre crase
Me explicar . estou meia confusa 
Na indicação pontual do número de horas 
Eu não entendi esse tópico .

Respondido por §ladyshirahime 2 dias atrás

Olá, o que exatamente você não entendeu?

Respondido por louiesdetail 2 dias atrás

Basicamente tudo kk

BabyIN

Postado 04/01/2019 04:27

Usuário

VocÊ explica melhor do que minha antiga professora, vou começa a ler as suas aulas com calma....

Respondido por BabyGirl_Crazy 6 dias atrás

Duas, porque tipo eu sou bem insegura com esse lance de escrita. Mas, essas aulas pelo menos me ajudam a entender melhor o uso da crase. Realmente, ela explica melhor que a minha professora de língua portuguesa.

DouglasP2

Postado 03/01/2019 08:42

Usuário

Vou tentar ler alguma aulas suas, Vou precisar, mas uma vez ou outra vou escrever errado mesmo então creio que não há problema, Não sou perfeito mas tento o meu melhor, de qualquer maneira, Obrigado, Bela aula.

xlucynhax

Postado 13/12/2018 13:18

Usuário

n entendi mt coisa ou seja nd;-;

Respondido por #aguinner 25/12/2018 10:50

O que você não entendeu, meu bem?

pridejjp

Postado 01/12/2018 02:58

Usuário
7 for 7

Anjo que explicou melhor que a minha professora de português.

Página23101112

Próxima 

Categorias populares

Histórias Originais

 198.836

Bangtan Boys (BTS)

 148.004

EXO

 52.289

Naruto

 50.519

One Direction

 44.511

Justin Bieber

 33.040

Got7

 22.859

Blackpink

 20.379

Fifth Harmony

 13.346

Fairy Tail

 13.148

 Ver todas as Categorias

Ir para o topo 

Spirit Fanfics e Histórias é uma plataforma para autopublicação de Livros. Solte sua imaginação, escreva suas histórias, tenha sua própria página personalizada, compartilhe idéias, faça amizades.

Baixar na App Store Disponível no Google Play

 Facebook Instagram Twitter Google Plus Youtube

Animes & MangásBandas & MúsicosCartoonsCelebridadesFilmesGamesLivrosMitologiasQuadrinhosSéries TVYoutubersHistórias Originais

AnuncieInformaçõesPolítica de PrivacidadeRegras de PostagemSobreTermos de UsoSuporte

Ajuda / FaqAulas de PortuguêsEquipeEmbaixadoresMembrosJornaisNotícias

×

Spirit FanficsSpiritGratuito - em Google Play

Baixar

Nenhum comentário:

Postar um comentário