sábado, 28 de março de 2020

Anjo Rafael

Abrir menu principal

Pesquisar

Rafael (arcanjo)

Portador da cura de Deus

LínguaDescarregar PDFVigiarEditar

 Nota: São Rafael Arcanjo redireciona para este artigo. Se procura por outros significados do nome, consulte São Rafael (desambiguação).

Saiba mais

Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações.

São Rafael Arcanjo

São RafaelArcanjoVeneração porToda a cristandade e islamismoPrincipal temploSt. Raphael's Cathedral em DubuqueIowaFesta litúrgica29 de setembroAtribuiçõesanjo segurando um vasilhame ou frasco; anjo caminhando com Tobias; arcanjo; rapaz carregando um peixe; rapaz com cajadoPadroeiroJovenscegosenfermidadesmédicosfarmacêuticosIowaanjosamorapaixonadosinsanosdeficientes mentaisWashingtonpastoras e viajantes Portal dos SantosArcanjos ortodoxos

Conselho AngelicalÍcone ortodoxo com os sete arcanjos tradicionais da Ortodoxia

Miguel
Gabriel
Rafael
Fanuel
Uriel
Jegudiel 
Salatiel
Jeremiel
Baraquiel
Samael

Esta caixa:verdiscutireditar

Rafael (do hebraico רָפָאֵל, transl. Rāp̄āʾēl, "Deus cura"; em árabe: رافائيل; transl. Rāfāʾīlamárico: ሩፋዔል, transl. Rāfāʾīl), também conhecido como São Rafael Arcanjo, é o nome de um arcanjo comum às religiões judaicacristã e islâmica, responsável por executar todos os tipos de cura (física, psíquica ou espiritual). Enviado por Deus para curar em Seu Nome, Rafael significa "Deus cura" em hebraico; a palavra correspondente a médico é Rophe.

O facto de Rafael ser considerado o portador da cura Divina, fornece indícios de que ele seja o responsável pela transição do corpo e espírito.

Judaico-cristãsEditar

Na Bíblia, o Arcanjo Rafael é citado no Antigo Testamento, no Livro de Tobias (presente somente no cânon católico e ortodoxo). No capítulo 5, versículo 4 (Tb 5,4) há o início das aparições de Rafael ao jovem Tobias: "(…)Tendo saído, deparou-se-he o anjo Rafael, sem demonstrar, todavia, ser um anjo de Deus".[1] Já no capítulo 6, versículo 3 (Tb 6,3), vê-se porque imagem esculpida pelos católicos mostra o arcanjo segurando um peixe.[2] Eis que o grande peixe que tentou devorar Tobias e que o anjo lhe ordenou que o dominasse para tirar-lhe o fel, o qual, é indicado que é usado pelo arcanjo para curar o pai de Tobias devolvendo-lhe a visão. (Tb 6,11)[3]

No capítulo 12, Rafael se dá a conhecer, se apresentando como anjo (arcanjo) de Deus (Tb 12,15) "Eu sou Rafael, um dos sete santos anjos que assistem e têm acesso à majestade do Senhor".[4]

Não é mencionado no Novo Testamento, mas a tradição o identifica como o anjo que agitava as águas em João 5,4. Rafael também é figura proeminente nos costumes do Judaísmo. Ele é um dos três angelicais que visitaram Abraão antes da devastação física de Sodoma e Gomorra.[5]

Sua festa é celebrada no dia 29 de setembro, junto com a do Arcanjo Gabriel e a do Arcanjo Miguel.

De 1921 até 1969 tinha festa, "sozinho", no Calendário Romano Geral no dia 24 de outubro. Porém, a sua veneração não está limitada a qualquer dia particular.

IslâmicasEditar

Israfil não é nomeado no Qur'an (Corão) diferentemente de Jibrail (Gabriel) e Mikail (Miguel). De acordo com a Hadith(الحديث), Israfil (árabe Rafael) é o anjo responsável por sinalizar a vinda do Juízo Final soprando a corneta (chamada Sûr) e enviando o "Sopro da Verdade". A Sûr será soprada duas vezes: da primeira virá o início do Juízo Final; da segunda, todas as almas serão chamadas a julgamento e interrogadas.

Traduções

Referências

Ver também

Última modificação há 3 meses por Edu!

PÁGINAS RELACIONADAS

Arcanjo

Jegudiel

Rafael (nome)

nome próprio masculino

Conteúdo disponibilizado nos termos da CC BY-SA 3.0, salvo indicação em contrário.

PrivacidadeVersão desktop

Nenhum comentário:

Postar um comentário